terça-feira, 9 de novembro de 2010

MEUS BRINQUEDINHOS

E aí, povowsky, tudo em riba?
Alguns músicos me perguntam sobre meu setup. Ô Daaaavid.... o que é que um músico de bar usa nos shows? Bem, meus caros amiguinhos, tudo depende de uma série de fatores. Você tem que ter em mente que estilo(s) musical(is) você vai abranger, qual o volume de som (altura), qual o ambiente, quanto você tá a fim de investir, etc. Eu conheço músicos que gastam uma grana lascada com equipo (eu já fui assim), compram tudo do bom e do melhor. E tem gente mais simplista, usa o mínimo necessário e se dá bem do mesmo jeito. Claro que há as vantagens e desvantagens dessa ou daquela escolha.
Eu vou mostrar o equipo que eu costumo usar nos meus shows. Dificilmente muda alguma coisa. A vantagem do músico de barzinho é que não há necessidade de ficar trocando de equipamento, ou levando muita coisa, a não ser que se queira um show mais completo e com mais atrativos, dependendo do efeito que você quer causar.

Da esq. p/ direita: esuqlizador L/E pro violão, mesa Behringer Xenix 1202FX, sei-lá-o-que de segurar folhas de música e fone Koss Porta Pro.
 Eu uso o equalizador L/E para realçar o timbre do violão, pois a diferença de ressonância entre ambientes diferentes me obriga a usar esse pedal para corrigir diferenças e chegar no resultado que eu preciso.
  
microfone Shure Lyric 8700
 O Lyric é a série mais barata da Shure. Eu, sinceramente, não tenho necessidade de microfones mais caros. Se meu equipamento fosse todo de qualidade melhor, aí sim faria diferença.
Da esq. p/ dir.: TC Helicon Harmony G, pedal de volume Zoom FP-01.

 O TC Helicon Harmony G não está mais comigo, vendi ao meu amigo Dudu, depois de muita insistência e ameaças de morte por parte dele...rsrs O pedal de volume é um controlador de volume, nunca deixa que o volume do violão extrapole.
 
Fox 12 cordas.
  
 



O Fox é um violão de corpo sólido com som bem característico. Tem um timbre um pouco diferente dos violões tradicionais com caixa de ressonância, e um sustain próximo ao de uma guitarra. Como eu trabalho bastante os baixos nos acordes, ele caiu como uma luva, pois tem graves sólidos e ao mesmo tempo não dá nenhum excesso de feedback de graves.

Caixa ativa CSR 3000A.
Essa caixa não é lá um graaande exemplo de caixa pra barzinho. Existe muuuita caixa melhor que ela. Mas o principal motivo da minha escolha foi o seu peso. Eu tenho problema de coluna, e essa caixa tem gabinete de polipropilen (um tipo de plástico), que reduz muito o peso final. Pra você ter uma idéia, eu carrego essa caixa com uma mão só (e olha que eu sou bem fraquinho...rsrss). No geral, tem até uma qualidade de som legalzinha.

É isso aí, povo. Até o próximo post.
Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por acessar o blog e por ler este post. Comente, seu comentário será muito bem-vindo!