quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

INSTRUMENTOS VAZADOS E SEMISSÓLIDOS

VIOLÃO VAZADO

Fala povo... hoje vou falar de um tipo de instrumento peculiar. Você já deve ter visto algum grande violonista usando um violão estranho, como se o violão parecesse somente um esqueleto de violão... Esquisito, não? 

Então, trata-se de um VIOLÃO VAZADO. O termo é usado pelo fato de existir abertura através do que seria o corpo do violão. Ele é construído da seguinte forma: faz-se um braço com comprimento bem maior do que de um braço convencional. Cavalete de violão colocado quase no final desse braço, e pra dar forma, arcos imitando a silhueta de um violão. As tarraxas podem ser colocadas tanto na posição normal (perto da pestana) ou perto do cavalete. Já sei, você está se perguntando como é o som... Bem, esse tipo de instrumento funciona com base em um captador piezo (igual aos captadores normais de violão) e o sinal vai direto para a mesa ou caixa. É tipicamente som de instrumento amplificado. Mesmo princípio de funcionamento de guitarras. Desplugado, o violão vazado não tem som acústico. Apenas plugado. 
Qualidade sonora? Bem, os puristas não gostam muito, alegando que a caixa de ressonância de violões "normais" ajuda na captação. Outros gostam muito, e até arriscam na opinião de que o timbre plugado de um vazado chega perto de um violão de caixa, dependendo da qualidade da captação utilizada. Numa coisa todos concordam: se você estiver tocando em um palco com som alto, e seu violão for de caixa, você terá dificuldade em equalizar seu violão, devido aos problemas de microfonia de graves típicos de violões acústicos. Com o violão vazado, isso não ocorre. Já em lugares onde não se exige muito volume, os violões de caixa são preferidos por muitos músicos. 
VIOLÃO SEMISSÓLIDO

Outro instrumento parecido em teoria é o violão de corpo sólido, ou semissólido. Mesmo princípio das guitarras, mas no lugar de captadores magnéticos, captação piezo como nos violões normais. Também funciona somente plugado. Também leva vantagem em palcos profissionais. 

VIOLÃO SEMISSÓLIDO MISTO

Há também os violões mistos, que, sendo vazados ou semissólidos, usam tanto captação piezo quanto captação magnética (como nas guitarras) ou até captadores alternativos (como as pastilhas de contato).
Tenho um violão vazado e um semissólido, e são muito satisfatórios. 
Outra vantagem nos vazados e semissólidos é a facilidade de se conseguir timbres bem graves e com muito brilho. 
Se você pretende comprar um desses tipos de violão, aconselho você a ter também um violão de caixa. É bom ter um tipo de violão para cada situação.
Qualquer dúvida, escreva sua pergunta no campo de comentários ou ligue (14) 9640-3230, que terei o maior prazer em sanar suas dúvidas.
Grande abraço e até a próxima.

Um comentário:

  1. Bom dia, gostei muito do texto, e te peço uma dica , quero comprar um violão para apresentações ao ar livre , palcos grandes, etc... eh uma banda bem eclética, por isso qeuria que me indicasse : ou o violão vazado ou o semissólido? uma marca boa? e um preço mais em conta?... Grato

    ResponderExcluir

Muito obrigado por acessar o blog e por ler este post. Comente, seu comentário será muito bem-vindo!