domingo, 17 de outubro de 2010

MÚSICO DE BAR - A VITRINE

EU E O JULIO CUMBICA NO LA BIRITA - BOTUCATU - SP
Opa.... blzz?

Hoje vou falar de um assunto presente no dia-a-dia de músicos que tocam em barzinhos, pizzarias, churrascarias, e outros pequenos palcos onde s contrata 1, 2 ou até 3 músicos, som baixo e repertório calmo.
Tudo começa no Q.I. (não é aquela famosa designação pra inteligência não, é o QUEM INDICA...). Algum músico que toca em determinada casa te indica pra casa e você espera que eles te chamem pra um trabalho. Nem sempre a gente consegue ser indicado. Nem sempre a gente tem amigos que se dispõe a fazer isso. Nem sempre a casa chama. Nem sempre você volta para uma segunda data, caso for chamado. Nem sempre você deve depender disso. Pra esse caso, eu sugiro METER A CARA E VENDER SEU PEIXE!!!
O primeiro passo é escolher qual(is) estilo(s) seguir, até pra ficar mais fácil montar repertório, e facilita muito também pra saber exatamente em que tipo de casa você vai oferecer seu trabalho.
Você precisa gravar um CD DEMO (calma, não tem nada a ver com o capeta não, é DEMONSTRAÇÃO). Você escolhe algumas músicas no estilo que você escolheu (prefira aquelas que você manda bem, que já toca há algum tempo, que se sinta bem a vontade tocando) e monta a listinha. Hoje em dia é facinho gravar, existem muitos programinhas de computador, e você não precisa ser um expert em produção musical. Se quiser, eu te ajudo nessa parte (a preços combinados previamente, é claro). Eu aconselho usar as mídias do momento, como o CD, PENDRIVE, SITES... Se você puder, peça pra um amigo que tenha filmadora digital gravar você cantando algumas músicas. Depois é só jogar os vídeos no YOUTUBE.
Tem uma graninha sobrando? Hoje com bem pouco você consegue pagar alguns cartões de visita, muito importantes também.
Bem, CDzinho na mão, e/ou vídeos na net, não esqueça de montar um perfil do ORKUT, MY SPACE, FACEBOOK... esses sites ajudam muito na divulgação de tudo. Coloque todas as informações possíveis sobre seu estilo, influências, repertório, equipo que vc usa, etc. Quanto mais informações e mais claras, mais chances você tem de ser contratado, ou pelo menos lembrado.
Procure quem já está no ramo há mais tempo que você, que toque no mesmo estilo que você. Não vá pedir informações sobre bares pra um músico de banda-baile...rsrss... Peça informações sobre casas que contratam o tipo de som que vc toca, média de cachê, tempo médio de show, etc. Hoje temos muitos músicos que são gente fina, ajudam bastante nessa parte, mas não se assuste se você encontrar algum que não queira te passar nada... de repente ele tem medo que você tome o lugar dele!!!  rs... Só não esqueça de usar o bom senso. Uma coisa é o cara te passar algumas informações, outra é você querer que ele te dê a lista completa dos lugares que ele toca e até as impressões particulares dele a respeito dos contratantes. Não é legal.
Já sabe onde oferecer seu trampo? Já sabe o horário em que você pode encontrar o dono ou contratante do estabelecimento? Então se programe e vá! Leve o material (se tiver mais material impresso, melhor ainda). Quanto mais informações você passar a ele, melhor, mas sem forçar a barra. Cite o(s) músico(s) que tocam na casa, assim fica mais fácil para ele tirar dúvidas a seu respeito. Feito isso, só eperar. Com certeza, o contratante procurará informações. Ninguém compra nada sem conhecer.A sua parte você já fez.

Não se importe se você receber um NÃO. Eu já recebi e ainda recebo vários, e nem por isso deixo de procurar novas casas.
Um toque: se demorar um pouquinho pra chamar, faça uma visitinha novamente só pro contratante lembrar de você. Mas não insista demais, pois, de futuro contratado, você passa a ser visto como chato por ele.
Bem, por enquanto é só. Logo falarei sobre outros aspectos da música e seu universo.

Abraço!!!

7 comentários:

  1. E ae David, parabéns! Blog com conteúdo diferenciado e que trata de um assunto tão interessante, como a vida noturno dos músicos!

    Sobre o texto, realmente, se o músico não correr atrás não será a "casa" em questão que vai correr até o músico. A casa que opta por profissionais sérios, e não picaretas, certamente só tem a ganhar.

    Parabéns novamente pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!!!

    Vera.

    ResponderExcluir
  3. E aeee David!
    Belo BLOG meu chapa!
    Tô te acompanhando...
    Continue assim meu amigo.
    Vc e a Rose escrevem para um público diferenciado, e é melhor assim!
    O povo já tá cansado de MAIS dos MESMOS, todo dia, a toda hora...
    Grande abraço. Sucesso!
    Sandro Dálio

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Aeeee Sandrão!!!
    Brother, muito obrigado por acompanhar este trabalho. Eu sempre quis ajudar quem está começando na música, e ao mesmo tempo mostrar a todos um pouco do que rola nesse ramo. Realmente, eu e a Rose direcionamos um pouco os posts, mas a intenção também é atrair a todos, conseguir que a pessoa acesse e tenha vontade de ler o que está escrito. Graças a Deus a gente está conseguindo, aos poucos. Quem sabe um dia a gente consegue ter a popularidade do Cornetando? rsrss
    Meu querido, muito obrigado, e que Deus o abençoe e a sua família sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. David, puxa vida cara, hoje é seu aniversário!!!!!
    Deus te ilumine meu irmão!
    Vc sabe que tenho um grande carinho por vc, pela Rose e pelas meninas.
    Torço muito por vcs, de coração!
    Obrigado por sua amizade.
    Louvo ao Senhor pela honra de tê-lo como amigo!
    FELIZ ANIVERSÁRIO!
    Saúde e Paz!
    Sandro Dálio

    ResponderExcluir
  7. Puta merda, ESQUECI!
    Coloquei um link de seu Blog no meu ok?
    Veja lá...
    Fuiiiiiiii

    ResponderExcluir

Muito obrigado por acessar o blog e por ler este post. Comente, seu comentário será muito bem-vindo!